O Villa

A história da família Brunholi tem início em 1889, quando Antônio Brunholi, o Nonno, e Emma Balzanelli, a Nonna, ambos da região de Veneto, na Itália, deixam sua terra natal para atravessar o oceano Atlântico e desembarcar no porto de Santos.

Juntos, eles economizaram dinheiro e compraram uma propriedade no bairro Caxambu, em Jundiaí, a 40 minutos de São Paulo, no ano de 1897. Antônio e Emma tiveram 10 filhos.

Desde que comprou o sítio de oito alqueires, Nonno dedicou-se a vitivinicultura (pois sabia cultivar uva), também plantava outros produtos e criava animais para ajudar no sustento da família. Aproximadamente na década de 1950, Antônio construiu uma Cantina (como chamava a fábrica de vinhos), onde produzia 40 mil litros da bebida por ano. Seus clientes eram provenientes da região de Jundiaí e de outras cidades como São Paulo e Piracicaba.

Desde pequeno, Cezar Brunholi, o filho caçula do casal, ajudava a família a cuidar da agricultura no sítio. Cezar casou-se com Iracy Isidoria Brunholi, com quem teve três filhos: Anísio, Arnaldo e Aldo.

Como toda família de italianos, a de Cezar recebia muitos parentes para fazer as refeições juntos. Normalmente, Iracy cozinhava os tradicionais risoto e polenta com frango, que os remetia ao país de origem. Os pratos faziam tanto sucesso, que os parentes passaram a levar amigos para saborear os quitutes que ela preparava. Até então, os Brunholi não haviam transformado o ambiente em um restaurante de fato.

No entanto, em 1942, decidiram aliar o talento culinário de Iracy à uma maneira de ganhar dinheiro, já que o número de frequentadores da casa não parava de crescer. Foi assim que teve início o primeiro restaurante, chamado Brunholi, bastante informal, que funcionava na casa da família. Iracy, marido e filhos trabalhavam na nova empreitada e recebiam cerca de 80 pessoas por final de semana até 1956, quando encerraram as atividades no estabelecimento.

Nos 30 anos seguintes, a família continuou a produzir vinho para consumo próprio e manteve a plantação de uva, quando Arnaldo (um dos filhos de Cezar), no início dos anos 1990, decidiu retomar os negócios para resgatar a tradição e cultura dos Brunholi. A princípio, ele continuou a fazer vinhos artesanalmente e construiu uma pequena adega, no mesmo local onde está a atual, quatro vezes maior do que a primeira. A produção, à época, era de 10 mil litros por ano.
Como a iniciativa deu certo, outras foram agregadas, como o Família Brunholi Restaurante, voltando com a atividade gastronômica sustentada pela experiência vivida na década de 1940 com dona Iracy. O sucesso de público, reconhecimento da qualidade dos produtos e resgate da cultura demandaram a inauguração do Museu do Vinho, um grande tonel de seis metros de altura que agrega a história da vitivinicultura das famílias imigrantes italianas que vieram para Jundiaí.
A Família Brunholi teve grande importância para o fomento do turismo rural e do agronegócio, geração de emprego e renda em um bairro afastado do Centro. O desenvolvimento local, entretanto, ocorreu sem que se perdesse o charme e a qualidade de vida que a zona rural proporciona.

Hoje, o grupo possui 70 colaboradores entre todos os estabelecimentos e sítio, continua a produzir vinhos de mesa (tinto, branco, rose e frisante), massas, licores, vinagre e, inclusive, uma caipirinha pronta com sua marca própria. Os atuais proprietários são da 3ª e 4ª geração da Família Brunholi, e procuram manter a qualidade e tradição trazidas da Itália.

 

 

+MISSÃO

Permanecer uma empresa familiar que incentive avanços na produção agrícola regional através do turismo rural, valorizando a estrutura colonial, com atividades culturais e gastronômicas, sempre respaldadas pela tradição da Família e buscando qualidade de vida, lazer e conforto.

+VISÃO

Ser referência no Turismo e Gastronomia de Jundiaí e região, qualificando o atendimento e investindo com ousadia.

+VALORES

  • Proporcionar lazer,
  • Aproximação das origens étnicas regionais
  • Oferecer vivência de gerações na agricultura familiar regional
  • Respeitar a cultura organizacional
  • Promover excelência no atendimento
  • Buscar por inovação e empreendedorismo
  • Trabalhar com ética
  • Comprometer-se com a comunidade e o meio ambiente

+RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

  •  Preservar a natureza existente;
  •  Separar resíduos sólidos, dando destino adequado ao lixo;
  •  Incentivar e realizar o plantio de mudas nativas;
  •  Preservar o consumo mínimo de energia elétrica ;
  •  Preservar o ambiente de poluição sonora, do ar, da água, do solo utilizando produtos e equipamentos cada vez menos  poluentes;
  •  Proporcionar a todos os turistas, acesso de informações de preservação, conservação e respeito ao meio ambiente e as  pessoas;
  •  Receber todas as raças, culturas e credos com respeito e dedicação;
  •  Investir na comunidade regional, incentivando cuidados com as crianças e idosos;
  •  Cultuar, preservar e incentivar as tradições das etnias regionais.

.

Veja aqui como chegar no Villa Brunholi

Conheça também

Apaixonados por comida Italiana

Você tem mais de 18 anos?
Para visitar o site do Villa Brunholi, você precisa ter a idade legal para consumir bebidas alcoólicas. Se Beber, Não Dirija